Gerente de Produção, o que faz esse profissional?
O Gerente de produção é o profissional responsável por fazer todo o planejamento da linha de produção das coleções de uma confecção de moda. Atualmente, esse trabalho é extremamente fundamental, pois é a partir da organização e do gerenciamento deste profissional que a empresa consegue alcançar uma produção de qualidade, cumprindo as metas, e obedecendo aos prazos de entrega estabelecidos.
Sendo assim, fica a cargo deste profissional gerenciar todo o departamento de produção que envolve o risco, o corte, a costura, o acabamento, o enfesto, a embalagem, a etiquetagem, a distribuição, e finalmente, o estoque das peças. Quer saber mais sobre a revolução da indústria 4.0? Entender seu conceito e se atualizar sobre o que há de mais inovador?
O que mais um gerente de produção faz?
Além disso, o gerente de produção em uma confecção é o responsável por fazer a liberação de pedidos de compra das matérias-primas e coordenada as equipes de profissionais que estão na linha de produção. Ele também supervisiona as atividades da fabricação das peças na confecção, avaliando se elas estão dentro das especificações e dos padrões exigidos pela empresa.
Outra função importante do gerente de produção, é controlar os gastos do setor de fabricação; desenvolver e avaliar processos de trabalho, equipamentos e ferramentas com o objetivo de melhorar a produtividade e qualidade; supervisionando assim as instalações industriais e traçando planos de expansão do setor com o objetivo de atender a demanda futura, entre outras questões no âmbito da gestão de processos.
A intermediação entre setores
É importante destacar que este profissional não atua sozinho, e que ele precisa estar em constante intermediação com os outros setores da empresa, como o marketing e o financeiro, por exemplo. Isso acontece porque, apesar de atuarem de forma independente, os gerentes de produção precisam trabalhar em conjunto com todos os outros gerentes a fim de atingir as metas da empresa.
Neste sentido, dificilmente uma empresa irá obter bons resultados sem esses três departamentos, uma vez que o marketing cria a demanda para os produtos e serviços além de elaborar estratégicas de comunicação e divulgação dos mesmos, o financeiro, que administra os recursos disponíveis para produção, desenvolvimento de campanhas e as áreas de produção, que fabricam as roupas a serem comercializadas.
O passo a passo de um gerente de produção exitoso
Embora a principal função do gerente de produção é acompanhar as atividades das confecções e garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente, esse processo tem uma série de etapas que precisam ser cumpridas para alcançar todas as metas traçadas.
A) Gerenciamento o departamento de insumos e matérias-primas:
Um bom gerenciamento deve garantir que os materiais necessários para atender a produção no chão da fábrica estejam disponíveis, no momento e com as quantidades corretas. Deste modo, o gerente de produção pode fazer uma melhor gestão dos processos de compra de matéria-prima conforme a demanda de produção.
B) Gerenciamento dos profissionais no chão de fábrica:
Assim como o cuidado dos materiais, é responsabilidade deste profissional garantir que o a confecção possua um quadro de funcionários capacitados para atender as demandas de fabricação.
C) O gerente de produção e a supervisão da manutenção:
Visando uma melhor performance, com o objetivo de reduzir e evitar paradas na produção, de extrema importância que todos os processos de manutenção estejam em dia, e ao mesmo tempo, garantir que as mesmas estão sendo feitas da forma correta e segura. Existem diferentes tipos de manutenção, e entre elas as principais são: produtiva total, corretiva, preventiva e preditiva.
D) Como o gerente de produção garante a qualidade dos produtos:
O gerente de produção também deve trabalhar com o time de qualidade para certificar que os produtos fabricados estão com o padrão de qualidade esperado, sem defeitos e dentro das conformidades preestabelecidas.
Outro ponto importante, é que para não sobrar ou faltar produtos e materiais no chão de fábrica é necessário que o gerente de produção garanta que a quantidade produzida esteja correta para atender os pedidos dos clientes e as estratégias da empresa.
E) Controles de custos com o gerente de produção:
Este mesmo gerente de produção também deve acompanhar e controlar os gastos da empresa durante a toda a produção, garantindo o resultado esperado. Além disso, este profissional pode identificar estratégias para reduzir custos e evitar desperdícios, consequentemente melhorando os resultados da empresa de modo geral.
E muito importante, também é preciso trabalhar em conjunto com o gerente de marketing e o gerente financeiro. Isso porque eles têm que estar em sintonia em relação à quantidade de vendas, posicionamento da marca, prazos e as principais metas da empresa.
Estas são apenas algumas das atividades e funções que os gerentes de produção precisam executar para um excelente resultado nas vendas! E toda a capacitação e atualização sobre boas práticas, tendências, e processos deve fazer parte da rotina de um bom gerente, afinal, conhecimento nunca é demais, e quanto mais se especializam, mais eficiência e alta performance se de desenvolve.
Afinal, o mundo da tecnologia e da moda está sempre reinventando-se, assim como estes campos, todos os profissionais devem também se atualizar constantemente!
FONTE: AUDACES