Agenda global na Europa traz oportunidades para indústria brasileira de moda
Empresas brasileiras se preparam para participar de uma das mais importantes feiras globais de tecnologia têxtil e vestuário. A ITMA (International Textile Machinery Association) acontece a cada quatro anos, em países europeus, e na edição de 2023 será realizada de 8 a 14 de junho, em Milão, na Itália. Mais 1,7 mil expositores, de cerca de 50 países, são esperados. Uma vitrine de grande importância para as marcas que querem expandir seus negócios.
Por ser um dos espaços mais relevantes para expor o nome, a feira atrai empresas e profissionais de dezenas de países. Como é o caso do Grupo Bloom, companhia paulista e com filial em Santa Catarina, especializada em soluções de impressão digital têxtil, que vai expor através de seus parceiros e auxiliar outras empresas, além de realizar uma ampla cobertura para o setor com o Brasil ITMA Tour.
“Com esse projeto que promovemos em parceria com fabricantes internacionais vamos atender nossos parceiros de duas formas. Quem vai para a ITMA contará com o nosso apoio lá, através de dicas e informações que possam colaborar para aproveitar a feira da melhor forma. Já para quem não vai poder ir até Milão, vamos disponibilizar em tempo real as movimentações importantes que estiverem acontecendo, dicas e também um report diário de tudo o que está rolando, inclusive com agendas exclusivas de visitação a grandes marcas da região”, comenta Felipe Sanchez, CEO do Grupo Bloom, uma das principais empresas de fornecimento de soluções para impressão digital do Brasil.
Solução brasileira na ITMA
Outra empresa brasileira que está preparada para a ITMA 2023 é a catarinense Delta Máquinas. Fundada em uma região conhecida como uma potência têxtil, a empresa é especializada em soluções para automação da indústria do segmento. Para a feira que acontece em Milão, a empresa levará uma solução para revisão de tecidos. É a SMART VISION iCONCEPT VIEW, uma revisadeira de malha e tecido com sistema de visão artificial, que será apresentada ao mercado durante a feira.
O CEO da empresa, Fábio Kreutzfeld, espera trazer para o Brasil muito conhecimento do que está acontecendo lá fora, além de poder prospectar novos negócios, reforçar laços e se mostrar ainda mais para o mercado internacional. “A ITMA será, com certeza, uma grande oportunidade para buscar atualização e conhecimentos que nos permitirão sermos mais competitivos no mercado global e impulsionar a sua própria capacidade de produção e qualidade. Além, é claro, de ser uma importante vitrine ”, ressalta o executivo.
Exposição, conhecimento e networking
Para o consultor empresarial e estrategista de negócios, Roberto Vilela, a participação em eventos como a ITMA 2023, pode abrir muitas portas, inclusive internacionais, para as empresas brasileiras. O especialista, que atende companhias do setor têxtil, comenta que uma das principais vantagens de participar da feira é a exposição a um vasto mercado global. “A feira atrai visitantes de todo o mundo, incluindo compradores, investidores, fabricantes e especialistas em têxteis. Isso permite que as empresas brasileiras estabeleçam contatos comerciais valiosos e explorem oportunidades de negócios em escala global”, afirma.
Outro aspecto destacado por Roberto é a oportunidade de aprendizado e troca de informações, além de abrir portas para parcerias estratégicas e colaborações. “A feira reúne uma vasta rede de empresas e profissionais do setor, oferecendo oportunidades de estabelecer conexões valiosas e explorar possibilidades de cooperação. Certamente é um catalisador para o crescimento e a inovação da indústria têxtil brasileira, ajudando-a a se manter competitiva em um ambiente global em constante evolução”, pontua o consultor.
Sobre a Delta Máquinas Têxteis
Fundada em 2007 em Pomerode (SC), a Delta Máquinas Têxteis é referência em tecnologia para otimização da produção industrial têxtil através do desenvolvimento de máquinas, equipamentos e softwares. São mais de 50 produtos em seu portfólio, aplicados aos processos de tecelagem plana, malharia circular, estamparia, acabamento e confecção. A Delta desenvolve ainda projetos de automação exclusivos, de acordo com a necessidade de seus clientes. Com foco na indústria 4.0, alinha automação, gestão de dados e padronização de processos inteligentes, possui mais de 300 clientes localizados no Brasil, Argentina, Paraguai, Peru, Equador, Colômbia, El Salvador, Honduras, Guatemala e México.
Sobre o Grupo Bloom
Fundada em 2006, a Global Química & Moda passou recentemente por um reposicionamento de marca e se tornou o Grupo Bloom, evidenciando ainda mais sua liderança brasileira no setor de impressão digital têxtil, com mais de 70% do market share nacional. Se destaca por parcerias com marcas de renome, como Sun Chemical, Neenah Coldenhove e Kornit Digital, além de suas próprias marcas de produtos e serviços, como a Texperience Eco Factory. Conta com produtos voltados à impressão digital, como impressoras, tintas e também serviços de assistência técnica. Com sede em São Paulo (SP), filiais em Blumenau e Brusque (SC), além de Centrais de Vendas distribuídas por outros estados.
Sobre o especialista
Roberto Vilela é mentor e estrategista de negócios, com atuação nas áreas comercial e de gestão. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, treinamentos e apoiando na elaboração de táticas empresariais. É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e Caçador de Negócios, com dicas para performances de excelência profissional. Produz ainda séries de podcasts sobre estes assuntos, disponíveis nas plataformas Spotify e Itunes. No Instagram, o profissional também traz dicas, insights, bate-papo com gestores e outros conteúdos relacionados a gestão, liderança e performance. E-books, artigos, áudios e vídeos disponíveis em www.orobertovilela.com.br.