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Agreste Tex 2022 chega ao fim com crescimento de 15% em visitantes e movimentação financeira de R$ 300 milhões

A Agreste Tex 2022 chega ao quarto e último dia com resultados extremamente positivos, tanto em número de visitantes, quanto em faturamento e prospecção de negócios. Em quatro dias de feira, aproximadamente 7 mil pessoas percorreram os 80 estandes instalados no pavilhão do Polo Caruaru e conheceram diversas novidades em maquinário, aviamentos e soluções tecnológicas e ambientais relacionadas à indústria têxtil e de confecções. Ao todo, mais de 300 marcas estiveram presentes na quinta edição da Agreste Tex.

Depois de três anos suspensa, o diretor-presidente do Febratex Group – empresa organizadora do maior evento têxtil do Agreste pernambucano -, Hélvio Pompeo Madeira, ressalta que a edição de 2024 já está confirmada e que a feira será ainda maior, com mais 1.200 m² de estandes e novidades.

“Esse retorno do presencial foi importante porque as pessoas começaram a ter aquela situação de ‘estamos aqui, queremos vencer e vamos vencer’. Todo esse trabalho que tivemos durante a pandemia tem um resultado percebido pelo próprio expositor que investiu, que acreditou e diz que valeu a pena vir para Caruaru”, comemora Pompeo Madeira.

Ele destaca que o mercado têxtil do Agreste pernambucano movimenta R$ 4 bilhões por ano e produz cerca de 800 milhões de peças – sendo um segmento de destaque para a economia regional e nacional. “Estamos saindo daqui com uma feira renovada, com a garantia de um novo evento em 2024. São ideias novas, novas concepções e conteúdos. É um mercado grandioso. Valeu a pena esperar. Entramos com o pé direito em 2022, e seguiremos em 2023 e 2024”, acredita o presidente.

A presidente da Associação Comercial de Caruaru (Acic), Ivânia Porto, destaca a importância da Agreste Tex para a região. “A contribuição da Agreste Tex para o desenvolvimento da nossa região tem sido cada vez mais valiosa a cada edição, justamente por trazer para os empresários locais as atualizações em termos de equipamento e de informação, que impulsionam a moda mundo afora”, explica Ivânia Porto. Ela ressalta que para a Acic, que representa 1.600 empresas locais, participar da promoção e da realização do evento junto com o Febratex Group é uma “soma de esforços e expertises em favorecimento da produção local e dos atores que fazem do Agreste o segundo maior polo têxtil do Brasil”.

Além dos lançamentos trazidos pelas empresas e apresentados nos estandes, a Agreste Tex 2022 também contou com uma agenda de 26 palestras e debates sobre diferentes temas – desde tendências de moda e cores a questões de conservação ambiental, gestão empresarial e inovação.

A Agreste Tex 2022 também se destacou por dar visibilidade a empresas iniciantes e inovadoras – no Startup Corner, onde 15 negócios criativos tiveram a oportunidade de se apresentar ao público especializado.

“A proposta é trazer inovação para a indústria têxtil, um setor bastante tradicional. Queremos unir gerações e mostrar que é possível trazer soluções criativas para o momento que a indústria nacional enfrenta. É difícil falar de um único modelo de indústria têxtil no Brasil. São muitos ‘Brasis” e cada um tem um potencial de crescimento e de inovação enorme. É preciso trazer valor a essa cadeia produtiva e esse valor vem da educação, da inovação”, destaca a diretora-executiva do Febratex Group, Giordana Madeira.

Em termos de vendas, o evento também foi positivo e deve gerar R$ 300 milhões em negócios durante a feira e no pós-feira também. “Tivemos um movimento muito positivo, fizemos algumas vendas aqui e devemos fechar mais também no pós-evento. Trouxemos novidades em máquinas e automações para jeans e malha e tivemos bastante aceitação”, destacou o gerente comercial da Silmaq, Alex Alves.

O consultor de vendas Ruberval Filho, da Makital, considerou que a Agreste Tex 2022 superou as expectativas. “Trouxemos novas máquinas com novas tecnologias e acreditamos que fecharemos também vendas após a feira”, diz.

Para o representante da Barudan, a procura pelas máquinas foi muito positiva e está sendo retomada neste momento pós-pandemia. Wilson Nigro ressaltou que os clientes têm voltado a adquirir as máquinas e estão interessados também na credibilidade da empresa – que oferece toda a assistência no pré e no pós-venda, inclusive com treinamento e manutenção. “Temos muitos clientes na região, especialmente em Toritama, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe”, ressaltou Nigro.

 

COSTURANDO A VIDA

O Febratex Group também contou com o lançamento do livro “Costurando a Vida” – do empresário Mauro Andrada, da Andrade Máquinas Ltda. A empresa é distribuidora oficial das marcas Sansei, Kansai, Brother, Singer, Macpi, Japsew, Suzuki, Durkopp Adler, Orange e Aegis. Mauro Andrada refletiu sobre o que é a moda atualmente e sobre como o futuro está demandando uma adaptação em busca da sustentabilidade.

O livro foi vendido na Agreste Tex e segue à disposição para compra no site da empresa Sansei (www.sansei.com.br), por R$ 52. Toda a renda obtida com a obra será revertida para a ONG Amigos do Bem – instituição sem fins lucrativos que desenvolve projetos educacionais, de geração de trabalho e renda, água, saúde e moradia no sertão do Nordeste brasileiro, desde 1993.

Quer saber mais sobre a feira? Confira no: agrestetex.com.br

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